Orações a Santo Antão
Santo Antão do Deserto, também conhecido como Santo
Antão do Egipto, Santo Antão, o Grande, Santo Antão, o
Eremita, Santo Antão, o Anacoreta, ou ainda O Pai de Todos
os Monges, é comummente considerado como o fundador do monaquismo
cristão.
Nasceu no ano de 252, em Keman,
no Egipto. Faleceu em 356, aos 104 anos de idade.
Celebra-se a 17 de
Janeiro
Padroeiro dos animais
domésticos
Oração
a Santo Antão
Ó Deus, que
permitistes que, mesmo na solidão de uma gruta, no deserto, o demónio
perturbasse Santo Antão com violentas tentações, mas lhe destes força de
vencê-las, enviai-me, do céu, o vosso socorro, porque eu vivo num
ambiente minado de tentações que me agridem, pelo rádio, televisão,
novelas, bailes, cinemas, revistas, propagandas e maus companheiros.
Santo Antão, ficai sempre ao meu lado; vós que vencestes o
demónio, na aparência de um bicho imundo, me dareis força na tentação. Na
hora da tentação, socorrei-me Santo Antão. Amém.
Oração
a Santo Antão
Ó Deus, que nos destes no Abade Santo Antão um testemunho
de perfeição evangélica, fazei-nos em meio às agitações deste mundo,
fixar o coração nos bens eternos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso
filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Vida
de Santo Antão:
Para conhecer a vida de Santo Antão tem-se como texto
fundamental a obra de Santo Atanásio. Fora dela citam-se por vezes outras
fontes, mas que não dão as mesmas garantias de autenticidade. Com mais ou
menos segurança se lhes atribuem algumas cartas, ditadas por ele em todo
caso, pois não sabia grego. Menor segurança reveste a atribuição que de
alguns apoftegmas se lhe faz tradicionalmente. Fora de dúvida estão, no entanto,
as notícias contidas na carta que, por ocasião da morte de Santo Antão,
escreveu ao amigo deste, São Serapião, bispo de Thmuis (ob. entre 339 e
353), como igualmente a menção do historiador Sozomeno (+ 439?) e o
elogio de São Gregório Nazianzeno (+ 389/390). Valem também as menções na
literatura pacomiana, ainda que por vezes adornadas com um traço bem
legendário. As datas da vida de Santo Antão são inseguras. A mais certa é
a de sua morte, no ano 356. Segundo a "Vida" (89,3), tinha nesta
data cento e cinco anos de idade. Ainda que semelhante idade, certamente
não comum, não seja de todo improvável na vida de um homem, pode, no
entanto, estar excedida em alguns anos. Sendo assim, Santo Antão teria
nascido entre 250 e 260. Como lugar de origem, costuma-se dar a aldeia de
Coma (Kiman-el-Arus), no Egito médio, perto da antiga Heracleópolis. Seus
pais eram camponeses abastados. Além de Antão, tinham uma filha. À morte
dos pais, o jovem, de uns 18 a 20 anos, vendeu a propriedade, por amor ao
Evangelho, distribuiu o dinheiro aos pobres, reservando apenas algo para
sua irmã, menor que ele. Posteriormente distribuiu também isso,
consagrando sua irmã ao estado de virgem cristã. Retirou-se ele à vida
solitária, perto de sua aldeia natal, segundo o costume da época. É a
etapa de sua formação monástica, de sua apaixonada dedicação à Escritura
e à oração; é também o período de seus primeiros encontros com o demônio.
Depois de um certo tempo, buscando uma confrontação mais direta com o
demônio, vai viver num cemitério abandonado, encerrando-se um mausoléu.
Ali sofre ataques violentíssimos dos demônios, mas sem se deixar
amedrontar, persevera em seu propósito. Assim chega aos 35 anos.
Empreende então a separação decisiva: vai para o deserto. A
"Vida" assinala esse passo como algo totalmente insólito nessa
época (11,1). Santo Antão cruza o Nilo e se interna na montanha, onde
ocupa um fortim abandonado. Ali passou quase vinte anos (14,1), não se
deixando ver por ninguém, entregue absolutamente só à prática da vida
ascética. Pressionado pelos que queriam imitar sua vida, Santo Antão
abandona a solidão e se converte em pai e mestre de monges. Conta
cinqüenta e cinco anos, e junto ao dom da paternidade espiritual, Deus
lhe concede diversos outros carismas. Em torno dele forma-se uma pequena
colônia de ascetas (44). Nesta etapa conta-se também a descida de Santo
Antão e de seus discípulos a Alexandria, por ocasião da perseguição de
Maximino Daia (311), para confortarem os mártires de Cristo ou ter a
graça de sofrerem eles próprios o martírio. Voltando à solidão,
encontrou-a povoada demais para seus desejos. Fugindo então à
celebridade, Santo Antão chega ao que a "Vida" chama
"Montanha interior" (a "Montanha" exterior, ou Pispir
(Deir-el-Mnemonn) havia sido até então sua residência, e nela permanece a
colônia de seus discípulos), o Monte Colzim, perto do Mar Vermelho.
Apesar de tudo, de vez em quando visita seus irmãos, e estes vão a ele. A
"Vida" coloca neste tempo a maioria dos prodígios que lhe
atribui. A pedido dos bispos e dos cristãos, empreende segunda vez o
caminho de Alexandria, para prestar seu apoio à verdadeira fé na luta
contra o arianismo. Os últimos anos de sua vida passou em companhia de
dois discípulos. Vaticina sua morte, faz legado de suas pobres roupas e
roga a seus acompanhantes que não revelem a ninguém o lugar de sua
sepultura. Gratificado com uma última visão de Deus e de seus santos,
morreu em grande paz. Ainda que a "Vida" diga explicitamente
que Santo Antão não foi o primeiro anacoreta (3,3-5; 4,1-5), sustentando,
por outro lado, que foi o primeiro a retirar-se ao deserto do Egito
(11,1), e ainda que, além disso , seja muito difícil assinalar origens e
iniciadores precisos num movimento humano tão complexo como o monástico,
contudo, a figura se sobressai em forma tão extraordinária, que com razão
é ele considerado pai da vida monástica e, especialmente, como modelo
perfeito da vida solitária. Sua fama já em vida, acrescentada depois de
sua morte sobretudo através das páginas da "Vida", é inteiramente
justa. Ao celebrar sua festa, de acordo com muito antigas tradições, a 17
de janeiro, os cristãos reconhecemos o poder de Deus entre os homens, a
força de sua sabedoria ao deixar-nos um exemplo em homem tão humilde, o
dom de seu Espírito multiforme com a discrição e o alento fraterno do
grande ancião.
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