Wiccaning,
o ritual de batismo
ADHORAT WICCANING
Ritual de bruxaria correspondente ao
batismo cristão
Os cristãos,
quando baptizam seus filhos, o fazem em geral com a intenção de
compromissá-los com o cristianismo, de preferência perpetuamente - e ao
próprio ramo particular de cristianismo dos pais. Espera-se via de regra
que os filhos endossarão tal compromisso, ratificando-o quando tiverem
idade suficiente para aquiescer conscientemente (embora sem maturidade
para discernir). Para sermos justos, esses pais - quando não estão
meramente acatando uma convenção social - amiúde assim agem porque
sinceramente acreditam que isso é essencial para a segurança das almas de
seus filhos. Foram ensinados a crer nisso e frequentemente mediante o
medo.
Essa crença
segundo a qual existe apenas um tipo de ingresso para o céu e que um bebé
precisa recebê-lo com toda a rapidez para sua própria segurança é,
evidentemente, estranha a Wicca. A crença de bruxas e bruxos na
reencarnação a nega em todos os casos. Mas, independentemente disto,
feiticeiras e feiticeiros sustentam o ponto de vista que era virtualmente
universal antes da era do monoteísmo patriarcal, a saber, que todas as
religiões são diferentes sendas de expressão das mesmas verdades e que a
validade delas para qualquer indivíduo depende da natureza e das
necessidades deste.
Uma cerimónia
Wiccaning para a criança de uma família de bruxos não compromete,
portanto, a criança com nenhuma senda em particular, mesmo uma
pertencente a Wicca. É similar a um baptizado no sentido em que invoca a
protecção divina para a criança e ritualmente afirma o amor e o cuidado
com os quais a família e os amigos desejam cercar o recém-chegado. Difere
de um baptizado no fato de especificamente reconhecer que, à medida que a
criança se transforma num adulto, decidirá, e realmente terá que decidir,
sobre sua própria senda.
Wicca é, acima
de tudo, uma RELIGIÃO NATURAL - de modo que pais-bruxos tentarão
naturalmente comunicar a seus filhos a alegria e realização que sua
religião lhes proporciona, a família toda partilhando inevitavelmente do
modo de vida vinculado a essa religião. Partilhar é uma coisa, impor ou
ditar é outra, e longe de assegurar a "salvação" de uma
criança, pode muito bem retardá-la - isto se, tal como as feiticeiras,
você encarar a salvação não como uma espécie de transacção instantânea,
mas como um desenvolvimento ao longo de muitas existências.
Compomos nosso
ritual de Wiccaning dentro desse espírito e achamos que a maioria das
bruxas e bruxos concordarão com tal postura.
Sabíamos que a
idéia de Ter padrinhos - amigos adultos que manterão um interesse pessoal
no desenvolvimento da criança - era uma idéia justificadamente popular e
sentimos que uma cerimónia de Wiccaning deveria adoptá-la também. A
princípio chamamos esses amigos adultos de "Patrocinadores", a
fim de evitar uma confusão com respeito à prática cristã. Mas reconsiderando
o assunto posteriormente, percebemos que "patrocinador era uma
palavra fria e que não havia motivo algum para que "padrinho" e
"madrinha" (desde que god abarcasse goddess/ Padrinho em inglês
é GODfather e madrinha GODmother) não servissem a bruxas e bruxos tanto
como servem os cristãos. Afinal de contas, consideradas as diferenças de
crença (e Deus sabe quanto os cristãos diferem entre si), inclusive a
diferença de postura que já mencionamos, a função é a mesma.
Os padrinhos não
têm de ser eles mesmos necessariamente bruxos, o que cabe aos pais
decidir. Mas precisam, ao menos, simpatizar com a intenção do ritual e
tê-lo lido integralmente de antemão, para assegurar que possam fazer as
necessárias promessas com toda sinceridade (o mesmo se aplica, afinal, a
bruxos e bruxas convidados por amigos cristãos para serem padrinhos num
baptismo cristão).
Se a Grã
Sacerdotisa e/ou o Grão Sacerdote se prestam eles próprios a serem
padrinhos, farão as promessas um ao outro nos momentos apropriados,
durante o ritual.
Preparação
Se os membros do
coven normalmente actuarem despidos, a decisão se assim participarão do
ritual ou se farão vestidos caberá aos pais da criança. Num caso ou
noutro, a Grã Sacerdotisa usará símbolos da Lua, e o Grã Sacerdote
símbolos do Sol.
O círculo é
marcado com flores e folhas verdes e o caldeirão colocado no centro,
preenchido com as mesmas flores e folhas e talvez também de frutos.
Coloca-se à disposição, no altar, óleo de consagração. Somente incenso
leve deve ser usado - preferivelmente sob forma de bastão. Os presentes
para a criança são postos ao lado do altar, bem como o alimento e as
bebidas para uma pequena festa no círculo, depois do ritual.
Os pais devem
escolher antecipadamente um "nome oculto" para a criança (isto
é, em grade parte, para o próprio benefício da criança; crescendo numa
família de bruxos, ele ou ela quase certamente apreciará ter um nome de
bruxo ou bruxa particular tal como têm mamãe e papai - e se não for o
caso, poderá ser discretamente esquecido até que e a menos que seu
detentor queira usá-lo novamente).
O Ritual Para uma Menina
O Ritual de
Abertura é realizado normalmente até o fim da invocação do "Grande
Deus Cernunnos", excepto pelo fato de que todos, inclusive os pais e
a criança, se colocam no círculo antes do traçado, sentamos num
semicírculo próximos do caldeirão e olhando para o altar - cedendo lugar
à Grã Sacerdotisa, para que esta trace o círculo em torno deles. Somente
a Grã Sacerdotisa e o Grão Sacerdote ficam em pé para conduzir o Ritual
de Abertura.
Para reduzir
movimento excessivo, que poderia amedrontar a criança, a Grã Sacerdotisa
traça o círculo com seu athame, e não com a espada, e ninguém se move com
ela, ou imita seus gestos quando ela invoca os Senhores das Atalaias. Ela
e o Grão Sacerdote carregam os elementos em torno.
Após a invocação
do Grande Cernunnos, a Grã Sacerdotisa e o Grão Sacerdote consagram o
vinho. Não o experimental, mas colocam o cálice no altar.
O Grão
Sacerdote, em seguida, posta-se diante do altar, encarando o caldeirão. A
Grã Sacerdotisa fica pronta para entregar-lhe o óleo, o vinho e a água.
O Grão Sacerdote
diz:
"Estamos
reunidos neste círculo para pedir a bênção do poderoso deus e da gentil
deusa para ______________ (nome da menina), a filha de ______________ e
______________, de modo que ela possa crescer em beleza e força, em
alegria e sabedoria. há muitas sendas, e cada um tem de encontrar a sua,
e portando não buscamos ligar ______________ (nome da menina) à nenhuma
senda, enquanto ela é ainda demasiadamente jovem para escolher.
Preferimos pedir ao deus e a deusa, que conhecem todas as senda e aos
quais todas as senda conduzem, para abençoá-la, protegê-la e prepará-la
ao longo dos anos de sua infância, de sorte que, quando finalmente for
verdadeiramente adulta, saiba ela sem alimentar dúvidas ou medo qual sua
senda e passe a trilhá-la com contentamento.
_________, mãe
de __________ (nome da menina), adianta-se com ela para que possa ser
abençoada."
O pai ajuda a
mãe a se levantar e ambos levam a criança ao Grão Sacerdote, que a toma
em seus braços. Ele pergunta:
______________ ,
mãe de _________ (nome da menina),possui esta tua criança também um nome
oculto?
A mãe responde:
Seu nome oculto
é ______________
O Grão
Sacerdote, então, unta a criança na testa com óleo, fazendo a marca de um
pentagrama e dizendo:
Eu unto a ti,
______________ (dizer o nome comum), com óleo e te dou o nome oculto de
______________.
Ele repete a
acção com o vinho, dizendo:
Eu unto a ti,
______________ (dizer nome oculto), com vinho em nome do poderoso deus
Cernunnos.
Repete a acção
com a água dizendo:
Eu unto a ti,
______________ (dizer nome oculto), com água em nome da gentil deusa
Aradia.
O grão sacerdote
devolve a criança à sua mãe e, então conduz os pais e a criança a cada
uma das atalaias, dizendo:
Vós senhores das
atalaias leste (sul, oeste, norte), com efeito apresentamos a vós
______________ (nome comum), cujo nome oculto é ______________ (dizer
nome oculto) e que foi devidamente ungida dentro do círculo de wicca.
escutai, portanto, que ela se acha sob a protecção de Cernunnos e Aradia.
O Grão Sacerdote
e a Grã Sacerdotisa tomam seus lugares voltados para o altar, com os pais
e a criança entre eles. Erguem seus braços e invocam cada um por sua vez:
Grão Sacerdote:
poderoso Cernunnos, concede a esta criança o dom da força;
Grã Sacerdotisa:
gentil Aradia, concede a esta criança o dom da beleza;
Grão Sacerdote:
poderoso Cernunnos, concede a esta criança o dom da sabedoria;
Grã Sacerdotisa:
gentil Aradia, concede a esta criança o dom do amor;
O Grão
Sacerdote, a Grã Sacerdotisa e os pais se voltam para encarar o centro do
círculo, e o grão sacerdote então pergunta:
Há duas pessoas
no círculo que se apresentariam como padrinhos de ______________ ?
(obs.: se o
sacerdote e a sacerdotisa estão se apresentando como padrinhos, ele
perguntará, em lugar disso: há alguém no círculo que se apresentará
comigo, como padrinhos de_______? e a sacerdotisa responderá: eu me
juntarei a vós. em seguida eles olharão um para o outro e trocarão as
perguntas e promessas).
Os padrinhos
deverão se adiantar e ficar de pé, a madrinha encarando o sacerdote e o
padrinho encarando a sacerdotisa.
O sacerdote
pergunta para a madrinha:
Tu,
______________ prometes ser uma amiga de ______________ ao longo de sua
infância, no sentido de ajudá-la e guiá-la da maneira que ela necessitar;
e de acordo com seus pais por ela zelar e amá-la como se fosse de teu
próprio sangue até que pela graça de Cernunnos e Aradia ela esteja pronta
para escolher sua própria senda?
A madrinha
responde:
Eu,
______________ assim prometo.
A Grã
Sacerdotisa pergunta ao padrinho:
Tu,
______________ prometes ser uma amiga de ______________ ao longo de sua
infância, no sentido de ajudá-la e guiá-la da maneira que ela necessitar;
e de acordo com seus pais por ela zelar e amá-la como se fosse de teu
próprio sangue até que pela graça de Cernunnos e Aradia ela esteja pronta
para escolher sua própria senda?
O padrinho
responde:
Eu,
______________ assim prometo.
O Grão Sacerdote
diz:
O deus e a deusa a abençoaram;
Os senhores das atalaias a reconheceram;
Nós seus amigos lhe demos as boas vindas;
Portanto, ó círculo das estrelas;
Brilha em paz sobre ______________
Cujo nome oculto é ______________
Que assim seja.
Todos dizem: que
assim seja!
O Grão Sacerdote
diz:
Que todos se
sentem dentro do círculo
Todos se sentam,
excepto o sacerdote e a sacerdotisa, que experimentam e passam por todos
o vinha já consagrado da maneira usual e então consagram e passam a todos
os bolos da maneira usual.
A seguir, buscam
os presentes, o alimento e as bebidas da festa e se sentam com os outros,
daqui em diante passando-se para o informal.
O Ritual Para um Menino
A diferença
básica caso a criança seja um menino é que o Grão Sacerdote e a Grã
Sacerdotisa trocam suas funções. Ela realiza o enunciado de abertura e
executa a unção, o Grão Sacerdote lhe entrega o óleo, o vinho e a água.
Ela representa a criança às Atalaias.
A invocação a
Deusa e ao deus por seus dons de força, beleza, sabedoria e amor,
entretanto, é feita exactamente como a feita para a menina, e na mesma
ordem.
A Grã
Sacerdotisa convoca os padrinhos para que se apresentem e toma a promessa
do padrinho; o Sacerdote toma então a promessa da madrinha.
A Grã
Sacerdotisa pronuncia a bênção final.
(Fonte: Texto Extraído do
Livro: 8 Sabats Para Bruxas, de Janet & Stewart Farrar )
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