As folhas sagradas dos deuses
afro
ACÁCIA-JUREMA
Ligada ao Deus (Orixá) Oxóssi. Usada nos banhos de
descarrego, sacudimentos, lavagem de contas. Obs.: ESTA FOLHA NUNCA DEVE SER QUEIMADA.
Nos cultos de Catimbó, os indígenas fazem uma bebida,
extraída da raiz desta planta, que chamam de Cauim ou Ajucá. Da infusão
ou decocção obtida da casca, dizem os índios que, depois de bebê-la, se
sentem leves, transportados para o Céu. Na medicina caseira é utilizada externamente, em banhos ou compressas sobre
úlceras, cancros, e na erisipela, em razão de um princípio orgânico nela
contida.
ALECRIM
DO MATO OU DE CABOCLO
Ligada
aos Deuses (Orixás) Oxalá e Oxóssi e vários Orixás. A única diferença do
alecrim do mato é que esta espécie chega a uma altura de dois a três
metros. Usada para banhos, amacis de Ori Banho de cabeça), lavagem de
contas, e defumações pessoais e de ambientes, banhos de Abô
(indispensável), pois afugenta os Éguns (espíritos desencarnados) e Exu
(Orixá das encrizilhadas, que muitas vezes confundem o bem com o mal). Na
medicina caseira é usada como remédio eficaz para tosses (catarros),
bronquites, usando-a como chá.
ALFAVACA
DO CAMPO
Planta
conhecida na Bahia como Quioiô e no Nordeste como remédio de xaqueiro.
Usada para obrigações de amaci de Orí. Descarrego, banho de Abô (limpeza
espiritual), lavagem de contas. Do cozimento das folhas, usa-se fazer o
chá e um xarope para coqueluche e principalmente para combater tosses
rebeldes, bronquites e asma.
ALFAZEMA
DE CABOCLO OU ACÁCIA OU JUREMINHA
Ligada
aos Espíritos dos Caboclos. Usada para o Abô, amaci de Ori, lavagem de
contas e nas defumações pessoais e de ambientes. Na medicina caseira é
usada para fazer essências aromáticas (perfumes) ou são colocados em ramos em saquinhos
perfumados (sachê) para as gaveta.
O chá é usado contra tosses rebeldes e
bronquites.
ARACÁ
DO CAMPO
Ligada
ao Deus Oxossi . Usada para lavagem de contas. Na medicina caseira, é usada
como chás para diarréias e para alterações das vias urinárias.
ARRUDA
MACHO
Usada
em todos os rituais e principalmente em banhos para cortar inveja,
olho-grande, benzimentos, lavagem de contas. Esta planta na Bahia é
usada para se fazer amuletos, patuás,
figas e cruzes. Na medicina caseira, usada contra vermes e reumatismo. O
sumo macerado é utilizado para
fechar feridas (excelente cicatrizante).
ALAMANDA
Ligada
aos Deuses Obaluayê e Oxun. É muito usada para banhos de descarrego. Na
medicina caseira é muito usada
nos tratamentos das doenças de pele, sarna (coceiras), eczemas e
furunculose. Usa-se uma loção feita com as folhas cozidas.
ÁLFAVACA-ROXA
Ligada
aos Deuses Obaluayê e Xangô. Na medicina tem as mesmas aplicações descritas
antes.
ALOÉS
OU BABOSA AZEVRE OU AZEBRE — ALOÉ
Ligada aos Deuses
Obaluayê e Ogun. Da gosma contida no interior da folha, faz-se aplicações
para queimaduras, tônico capilar, cristel para hemorróidas. Tendo grande
eficácia como emoliente, é muito usada para abcessos e tumores. Como
esta planta custa muito a secar é substituída pela piteira (folha de
Ossayn), que oferece sempre folhas secas para uso imediato e que, do
mesmo modo, é um Aloés.
ANDA-AÇU
OU INDAIAÇU OU COTIEIRA
Ligada ao Deuse
Obaluayê ou Omólu. Na medicina caseira é tida e havida como eficaz,
aplicados os frutos socados, para descarregar o intestino, pois age como
laxante e purgativo. No campo da veterinária, também é usada em doses
muito fortes. Do cozimento das folhas é feita uma mistura para o tratamento do reumatismo, em demoradas
compressas ou em banhos quentes demorados. Também é usada como regulador
do fluxo menstrual das senhoras.
ARATICUM
–DE-AREIA OU BIRIBÁ OU MALÔLO
Ligada aos Deuses
Obaluayê, Oxun e Yemaujá. Planta africana muito usada pelos povos
Bantus, principalmente no Congo e na Angola, onde toma os nomes de
Yôlo, Maylo ou Malólo. Liturgicamente muito usada, sem mistura de outra
erva, para banhos de descarrego. Na medicina caseira, a polpa dos frutos
é usada para vazar tumores, e do cozimento das folhas para o tratamento de reumatismo.
(Obs:
Há outra espécie que pertence à mesma família, que é o araticum-do-mato, aironacea, pertencente
aos mesmos Orixás e que dá uma fruta gostosa, conhecida como Biribá)
ARREBENLA-CAVALO
Ligada aos Deuses
Obaluayê e Exu. Usada como aroeira, para banhos fortes de descarrego, do
pescoço pra baixo. Participam do cozimento para banho (sem ir ao fogo),
maceradas: O pinhão roxo, são gonçalinho e a vassourinha-de-relógio.
(Obs.: Esta planta difere bastante
da outra que possui o mesmo nome. Esta não tem espinhos, as folhas são
denteadas, macias e a planta é leitosa, enquanto que a outra dá uns
frutos arredondados e vermelhos; quando maduros, as folhas e caules são
espinhosos).
ESTA PLANTA NÃO TEM USO NA MEDICINA CASEIRA.
ANGELICA
Ligada aos Deuses Ossaiyn
e Oxalá. Ter um ramalhate em casa afasta a inveja e os maus fluídos.
Usada serve também para atrair o amor perfeito, quando usada em magias
para tal.
ANTÚRIO
OU ZANGA
Ligada aos Deuses Tempo ou Ossaiyn. Dentro da medicina caseira, é usada como tônico capilar.
ALFACE
Contam
as lendas que Vênus - Afrodite quis um dia esconder Adonis, e para isso
acomodou-o num de pé de alface, cobrindo-o com as folhas da referida
planta. Deste modo protegeu o filho da ira dos outros deuses por longos
anos. A alface para os gregos era tida como planta sagrada. Nos cultos
afro-brasileiros é folha de Éguns (mortos). Toma-se chá das folhas para retirar influências de espíritos
desencarnados.
AROEIRA
Ligada aos Deuses Exu,
Ogum e Logun-Éde. O banho forte serve para descarregar energias
negativas e lavar instrumentos e altares, visando sua purificação das
larvas astrais danosas.
ARREBENTA
CAVALO
Ligada aos Deuses Exú e Obaluayê. O Banho é usado para descarrego de larvas astrais danosas
(do pescoço para baixo).
AVELÓS OU FIGUEIRA DO DIABO OU
GAIOLINHA
Trazida
da África por um missionário e plantada em Caruaru, estado de
Pernambuco, em 1892. Usa-se socada para purificação dos instrumentos
mágicos e altares.
Obs.: O LEITE DESTA ÁRVORES , CASO CAIA NOS OLHOS, CEGA.
BAMBÚ
Ligada aos Deuses Ogum e Iansâ. Usado as folhas secas com bagaços de cana para defumações e o
banho do pescoço para baixo, contra as influências danosas de energias de
espíritos negativos.
BRINCO
DE PRINCESA
Para
(Eligbará – Rei dos Exús). Empregada em banhos fortes de descarga contra
energias negativas, preferencialmente numa encruzilhada, tendo-se o
cuidado, de deixar um vela acessa e um copo de água, em caso, num local
mais lato que a cabeça e fazendo-se uma prece ao seu guia espiritual
(firmar o guia).
BRIO DE ESTUDANTE
Ligada aos Deuses Ossaiyn
e Ogun. Na medicina caseira é usada em chá, contra a insônia.
BARBA-DE-VELHO
OU MUSGO
Ligada aos Deuses
Obaluayê e Oxalá. Aplicada nas defumações após os banhos de descarrego.
Na medicina caseira é usada como uso tópico em forma de suco para combater
hemorróidas.
BELDROEGA
Ligada aos Deuses
Obaluayê, Exú e Tempo. Usada para purificação de altares e instrumentos.
A purificação é feita limpando-se os instrumentos e utensílios com sabão
da Costa ou de coco. Depois de bem limpa com a palha da Costa e o sabão,
tudo é lavado e friccionado com a Beldroega. Na medicina caseira,
usam-se as folhas socadas para apressar a cicatrização das feridas
(cortes, ferimentos por bala ou faca), colocando-se por cima, o efeito é
rápido, em razão do princípio ativo da planta, o ácido salicílico.
BERINJELA
ROXA
Ligada aos Deuses
Obaluayê e Tempo. Na medicina caseira as folhas aquecidas, colocadas por
cima dos tumores, desinflaman-nos com brevidade. O chá das folhas é
eliminador dos cálculos da bexiga e rins, sendo um ótimo diurético,
aumentando o volume da urina.
CAAPEBA OU PARIPAROBA
Ligada
aos Deuses Xangó e Oxóssi. Usada em Banhos e lavagem de contas. Na medicina caseira, o
chás serve para os males do fígado, e do cozimento das raízes em
decocção, é usada como diurético
e para as perturbações uterinas.
CAFERANA OU ALUMÃ ( CAFÉ
)
Ligada aos Deuses Ossaiyn,
Xangô e Ogun. Na Bahia é conhecida por Alumã. Na medicina caseira é usada para fraqueza e debilidade.
Poderosos
CABELO DE MILHO
Ligada
ao Deus Oxóssi . A aplicação na medicina caseira está no cabelo. Nasce
das espigas ao fruto e às sementes do milho. As espigas são ligadas a
Deusa Iansâ. A espiga usada como Yteque
(amuleto), dependura na porta
da cozinha ou copa, sem que lhe retire a palha, fazxendo-se uma alça de
palha que capeia a espiga e deixando-se a metade, no sentido do
comprimento, descoberta, ficando os gãos à vista. É um modo de atrair
fartura de alimentos.
Obs.: Quando estiver secando,
trocar por outra verdinha. Na medicina caseira é usado como diurético e
para cálculos renais (toma-se o chá).
CAPIM-LIMÃO
Na
Bahía e Nordeste é conhecido como incenso de caboclo. Erva sagrada, Axé
de Oxóssi, muito usada em lavagem de contas e instrumentos mágicos
ritualisticos e nas defumações. Na medicina caseira é usado para males do
estômago, resfriados, bronquites, tosses.
CIPÓ
– CABOCLO
Usado
nos banhos de descarrego e lavagem de contas e instrumentos mágiscos
ritualisticos. Na medicina moderna, usado em banhos para combater o
linfatismo, inchaços e inflamações das pernas e testículos.
CIPÓ CAMARÃO
Usado
em banhos de descamgo e defumações. Na medicina caseira, do cozimento
das folhas e do cipó para feridas e contusões (lavagem ou compressas ).
CIPÓ BRAVO
Ligado
aos Deuses Oxalá e Oxóssi. Na medicina caseira é usado para combater o
fumo excessivo, controlador do sono e calmante.
COCO DE IRI
Ligado
aos Deuses Oxossi e Iemanjá. Das Folhas são feitos banhos de descarrego.
Na medicina caseira, pelo cozimento das raízes, debela os males do
aparelho genital feminino. Usado em banhos e lavagens.
CAROBINHA
DO CAMPO OU JACANDÁ PETERÓIDES
Ligada aos Deuses
Obaluayê, Omulú e Tempo. Esta planta é de grande Axá (poder) nos cultos
baianos, pelo uso que o povo faz. Não conhecemos em outras nações, fora
do Congo, o emprego litúrgico. Na medicina caseira o seu emprego vem
dos Cambutas (Grupo Kilongo), negros que a trouxeram para a Bahia, como
debeladora dos males ou doenças de pele, coceiras, feridas e esfoladura.
CEBOLA
DO MATO OU CENCÉM
Ligada aos Deuses
Obaluayê e Exu. Na medicina caseira, usada ralada sobre tumores, é
resolutiva como emoliente. Do cozimento (folhas), apressa a cicatrização
de feridas que não fecham.
CIPÓ-CHUMBO
Ligada aos Deuses
Obaluayê e Exu. Na medicina caseira muito usado como xarope para tosses
e bronquites. Do cozimento das folhas é feito o chá para diarreias
sanguinolentas e icterícia. Seco e reduzido a pó é eficaz para cicatrizar
feridas.
COENTRO
Ligada aos Deuses
Obaluayê e Oxalá. Na medicina caseira é usado como regularizador das
funções digestivas e eliminador de gases intestinais.
CELIDÔNIO
OU ERVA -DE-ANDORINHA
Ligada aos Deuses Ossaiyn,
Obaluayê e Tempo. Na medicina caseira é utilizada para lavar as vistas
(cataratas). A lenda conta que as andorinhas apanhavam esta planta para
dar vistas aos filhos. Era chamada pelos gregos de KLELIDÓN, que quer
dizer andorinha, por isto vulgarmente é
denominada erva-de-andorinha. É usada para banhar o rosto e o corpo
e para tirar manchas.
COCO-DE
-DENDÊ
Ligada aos Deuses Ossaiyn,
Yfá e Exu. O óleo que se extrai da polpa do referido coco tem um teor
enorme de vitaminas. A semente do coquinho, desprovida da polpa fornece
um óleo branco e serve para substituir a manteiga: é a chamada manteiga de Carité ou Adin. Na medicina caseira é
muito usado o coco, pera
debelar dores de cabeça, anginas e diminuição da vista, em razão de
fraqueza dos órgãos visuais
(cataratas, etc..) inchaços de pernas e cólicas abdominais.
Cebola-do-Mato ou Mangue-Cebola
Ligada aos Deuses
Exu, Omolú . Usada como a cebola-cecém, cortada em 4 partes iguais e distribuída pelos cantos, debaixo dos
móveis para afastar falsidade, inveja, etc.
FEDEGOSO
OU CÁDIA
Ligada ao Deus Exu.
Usada para sacudimentos de ambientes, banhos. Acompanha outras ervas que
prestam à mesma finalidade.
Também empregada para limpeza do chão. Pode ser também empregada como
oferenda para deuses da guerra (Ogum, Áries e etc...).
DOURADINHA
DO CAMPO
Ligada ao Deuse
Obaluayê. Na medicina caseira é usada no tratamento das doenças da pele
ou dermatoses. Esta erva cura a sarna e é o ponto final nas coceiras.
ESPINHEIRA
SANTA
Ligada aos Deuses
Obaluayê, Oxalá e Tempo. Também chamada de caucerosa, salva-vidas,
espinho-de-deus. Usada para banhos de descarrego. Na medicina caseira
possui bastante aplicação quando recebeu de Olorun (Deus Suprem ), para
aliviar as dores humanas. E empregada para debelar as afecçôes do
estômago, nas gastrites, gastralgias, úlceras e câncer: Põe fim as dores
com espantosa rapidez.
ESTORAQUE
BRASILEIRO
Ligada aos Deuses
Obaluayê e Oxalá. Usada a resina (goma) que aparece após se aplicar
talhos, golpes, em volta do pé, do caule. Tirada a resina, esta é
reduzida a pó. Emprega-se misturada com benjoim e alfazema, em farta
defumação pessoal, depois do banho de descarrego. Na medicina caseira, o
pó resultante da resina ou das cascas e folhas é usado para o tratamento
de úlceras varicosas. Modo de usar: polvilhando as varizes.
ERVA
CUNALEIRA
Ligado
ao Deus Oxássi. Usada em banhos de descarrega. Na malicina caseira usada
como diuretico e sudorífico, muito empregada para o combate da sífilis.
Usa-se o cozimento das folhas.
FIGO
DO INFERNO OU FIGUEOIRA BRAVA
Ligada ao Deus
Exu. Belíssima arvore que da frutos
grandes, de cor marrom-escura. No tronco nascem os frutos em grandes
quantidades, bem juntos. Interessante é o perfume que chama a atenção de
qualquer pessoa que se aproxima do trunco. É local de concentração para
Exu e de arriada de obrigações. Excelente para se deixar presentes para
as entidades das ruas e da terra.
FOLHA-DA-FORTUNA
/ FOLHA -DE-OXALÁ OU
FOLHA-DA-COSTA
Ligada aos Deuses
Oxalá e Exu. Usada nos banhos lustrais.
FIGO
BENJAMIM
Ligada aos Deuses
Obaluayê e Exu. Usado em banhos fortes para pôr fira à perseguição
(obsidiação, obsessão). Fazer a gangorra — banho dado com o paciente de
costas, sentado sobre uma gangorra feita de um paralelepídeso e uma
tábua, onde o paciente fica sentado no meio e o banho escorre para o
ralo. Para melhor efeito, este banho deve ser dado no tempo ( ao ar livre
), junto com três sabugos de milho cortados ao meio.
Obs.: Estes sabugos tem de ser
colhidos nos restos das feias-livres
ou no lixo, junto a estes, o pião roxo, pau - d’alho,
aroeira, vassourinha-de-relógio
GUACO CHEIROSO
Ligado
aos Deuses Oxalá, Oxóssi, Oxumaré. Também conhecido como erva das
serpentes. Usado para banhos de limpeza. Na medicina caseira é usado contra tosses rebeldes,
bronquites, como xarope. Aplicado contra veneno de cobra (soro
antiofidico), com folhas secadas no local e o chá forte ( bebido ),
dosagem de 30 gramas para 1 litro d’água.
GUINÉ
PIPI
Usado
em defumações pessoais e de ambientes. Na medicina caseira, o chá é usado
para dores de cabeça
(enxaquecas) e para reumatismo articular (artrite).
GUINÉ
CABOCLO
Muito
diferente do Guiné Pipi. pois
esta dá em árvores de dois a três medos de aluna. Própria de restingas, capoeiras
e matas. Encontrada principalmente em Arauama e ao longo do litoral fluminense.
Na medicina caseira, usada em chá, para os males do intestino, estômago,
má digestão.
GAMELEIRA
Ligada aos Deuses
Tempo, Iroko ou Leôko e Xangô. Planta de grande poder e tida como
intocável fetiche do Orixá Irôko, no Ketú, que no Jêjê é chamado de Loôko
e no Congo e Angola de Tempo. Delas se recolhe, por ocasião das
desfolhas, as folhas que caem e também aquelas que ficam com a parte
direita do limbo para cima. É tal como se encontram quando presas ao
caule. No Brasil é conhecida a gameleira branca, árvore rara e quase
extinta, embora existam outros tipos de gameleira. POR SER UMA
ÁRVORE INTOCÁVEL, E SAGARADA NÃO
TEM USO NA MEDICINA CASEIRA.
HISSOPO
OU ALFAZEMADE CABOCLO
Usada
nos amacis de Ori, lavagem de contas, banhos. Na medicina do povo, usada
nas afecções do aparelho respiratório e principalmente como xarope
expectorante, anticatarral e bronquite.
HORTELÃ PIMENTA
Ligada ao Deus Exu. Usada para banhos de descarga, do pescoço para baixo, para
anular maus fluídos e cargas, na purificação do altar e instrumentos
mágicos.
KITOCO
Ligada aos Deuses.
Na medicina caseira muita utilizado nas doenças de estômago, em chá; e
nos abcessos e tumores, as folhas são aplicadas socadas. Também para
doenças de senhoras (chá), para dores uterinas, cólicas menstruais. etc.
JABORANDI
Usada
Na medicina caseira na lavagem dos cabelos, tomando-os sedosos; tônico
dos cabelos (policarpica). Serve para suadouro eficaz nas pleuras,
bronquites e febres que tragam erupções (sarampo).
JENIPOPO
Ligada aos Deuses
Obaluayê, Tempo Iruko, Loôko e Ossaiyn. As folhas usadas para banhos de
descarrego ou limpeza. Esta árvore presta-se para uma simpatia muito
útiI e eficaz para exterminar os ataques de cólera e epilepsia ou
ataques do Tempo, apesar desses males serem considerados incuráveis.
Coloca-se o doente de pé, encostado na árvore, e ao lado acende-se três
velas dos três reinos da natureza, sendo uma de cera (animal), uma de
carnaúba (getal) e outra de espermacete (mineral) comum, formando um
triângulo, e com uma faca virgem, de aço, reza-se suplicando a Ossayn e
ao Tempo a extinção do mal, dando golpes no anuredo, dizendo:
ASSIM COMO CORTO ESTA ÁRVORE, FICARÁ CORTADO DE FULANO,
PARA SEMPRE, ESTE MAL.
Na
medicina caseira as folhas são cozidas juntamente com as cascas e se
extrai um sumo, usado no tratamento das úlceras varicosas. Lavando-as e o
caldo dos frutos é remédio para combate à hidropisia.
JUREMA BRANCA OU MIMOSA VERRUGOSA
Bastante
diferente da jurema preta, principalmente devido aos calombos que existem
no caule, pelos ramos. È também armada de espinhos. Na medicina caseira
o uso de cascas em decocção (sabor amargo) tem aplicação em banhos ou lavagens, como adstringente
para doenças da pele. O chá ë empregado como narcótico para insônia e
estado nervoso.
LÁGRIMA
DE NOSSO SENHORA
Ligada aos Deuses a Ossaiyn e Yemanjá. As folhas com as sementes são usadas para banhar
os olhos propiciando o desenvolvimento da clarividência. A aplicação é feita pela manhã e o banho dos
olhos deve ficar durante a noite exposto ao sereno, retirando-se antes
do Sol nascer. Obs.:Esta erva nâo vai ao fogo. Na medicina caseira e tida como excelente diurético,
chá. Os banhos debelam o reumatismo e reduzem as inchações.
MALVA
DO CAMPO OU MALVARISCO
Ligada
aos Deuses Oxalá e Oxóssi. Usada nos banhos para purificação pessoal, de
altares e instrumentos. Na medicina caseira, é usada como emoliente, empregando-se em bochechos e
gargarejos, em abcessos nas gengivas, inflamações da garganta e operações
da boca.
MANJERICÃO
ROXO
Ligada aos Deuses
Obaluayê, Xangô, Tempo, Iansã. Colhido
e posto a secar, é grande preventivo contra raios, coriscos, em dias de
tempestades, usando-se o defumador. Usa-se em defumação como purificador
do ambiente. É indispensâvel como banho de descarrego e proteção. Na
medicina caseira é usado, como os outros, para males do aparelho
digestivo e eliminador de gases.
MANGUE
VENNELHO OU MANGUE-SAPATEIRO
Ligada aos Deuses
Obaluayê e Omólu. Usado na medicina caseira para adstringente no
tratamento das úlceras varicosas e feridas rebeldes, sendo aplicado em
compressas ou banhos nas partes lesada Usado também para lavagens
ginecológicas ou banhos de assento (moças virgens) para tratamento de
leucorréia (flores brancas).
MASTRÚÇO OU MASTRUZ
Ligada aos Deuses
Obaluayê e Oxalá. Usado na medicina caseira, goza de grande prestígio no tratamento das afecções
pulmonares, principalmente nas pleurisias secas ou com derrames. Usa-se o
sumo, simples ou de mistum com leite quente, quantas vezes possível. È
um excelente antibíotico natural.
MALVARIOSCO
OU CHAPÉU-DE – TURCO
Usada
para banhos de descarrego.
MANGUEIRA
Ligada aos Deuses
Exu e Ogun. Usada como banhos de descarrego com a mistura de arueira,
pinhão roxo, cajuiero e vassourinha de relógio, do pescoço para baixa As
folhas servem também para cobrir o chão a fim de afastar maus fluidos e
larvas astrais.
MELÃO-DE -SÂ O-CAETANO OU
ERVAS DAS LAVADEIRAS
Ligada aos Deuses
Xangô. O Chá é Anfi-reumático, antifebril, banho de assento (doenças de
senhoras, corrimentos, etc).
NÓS
DE COLA ( OBI )
Ligada aos Deuses Oxalá,
Obatalá, Odudwá, Olissassa, e demais divindades da criação. Os africanos
comem os frutos do Obi, como gerador de energias. Na medicina caseira é usado como tônico do coração,
regularizando as pulsações e para o sistema nervoso, sendo também muito
eficaz contra anemias.
CANA
Ligada ao Deus Exu
. As folhas e os bagaços serve para as defumações. O açúcar extraído da
cana é usado nas defumações destruir larvas astrais e afugentar Éguns
(desencarnados).
PIPEREGUM
VERDE OU DAMACENA
Planta
originária da Guiné (África). Grande Axé (força) de Oxóssi, o Deus da
Caça. Usada para sacudimentos contra as energias de espíritos
desencarnados, pessoas ou domicílios. Na medicina case ira é usada contra reumatismo, por
meio de banhos e compressas.
PIPEREGUM
VERDE E AMARELO OU DAMACENA RAJADA
Ligada
aos Deuses Legun-Éde e Oxumarê. Usada da mesma maneira que o descrito
antes, que é de Oxóssi.
PITANGUEIRA
Usada
para defumações de ambiente para atrair dinheiro. Usa-se as folhas secas,
misturadas com canela em pó, pé de café (virgem), açúcar, cravo-da-índia
e palha de alho e bagaço de cana-de-açúcar.
(Obs.: Esta defumação é feita da
porta da rua para dentro da casa, deixando-se na área ou quintal o resíduo,
para depois despachar-se no dia seguinte, no mato, na praia ou água
corrente. Usada na medicina moderna para dar fim às lombrigas das
crianças, em chá.
PANECÊA
OU AZOUGUE DE POBRE
Ligada aos Deuses
Obaluayê e Xangô. Na Bahia é
conhecida por bolsa de pastor ou braço de preguiça. Na medicina caseira
é tida como poderoso diurético e eficaz no combate a sífilis, usando-se
o chá. Também é indicada para as doenças de pele, eczemas e para debelar
o reumatismo, em banhos.
PARIETÁRIA-
VIDRO
Ligada aos Deuses
Obaluayê e e Oxun. Apesar de fazer parte da família das urtigas, esta
qualidade é inofensiva ao contato das mãos. Na medicina caseira é usada
como diurético, das vias urinárias (urina solta). É empregada, em
cozimento das folhas, para os males da pele.
PAU
- D’ALHO OU GUARAREMA
Ligada aos Deuses Obaluayê e Exu. Usado em sacudimentos
pessoais e domiciliar, casas, lojas, onde o homem exerce funções
lucrativas. Também usado para banhos fortes de descarrego para retirar
influência negativa. Usado com aroeira, pinhão roxo e branco. Na medicina caseira, as folhas,
socadas e colocadas em cima de furúnculos e tumores, resolvem
eficazmente. Também no cozimento das folhas, em banhos quentes e demorados, é muito útil para reumatismo
e hemorróidas.
PITEIRA
IMPERIAL
Ligada aos Deuses
Ossaiyn, Obaluayê e Tempo. Na medicina caseira, as folhas verdes e cozidas
são usadas para lavar feridas e dermatoses.
RABO
DE TATU OU LANCETA
Ligada aos Deuses Obaluayê
e Oxóssi. Na medicina caseira que é tida como uma preciosidade para abrir
abcessos e tumores, pôr fim às inflamações, panarícios, unheiras,
erisipelas, regenerando o tecido cutanêo atacado por inflamações de qualquer origem e fazendo cessar
as dores.
SUMARÉ
OU BISTURI-DO-MATO
Ligada
aos deuses Obaluayê e Oxóssi. Na medicina caseira os seus efeitos rápidos
promovem a abertura de tumores de qualquer natureza, expulsando o pus e
fazendo cessar dores, para alivio do paciente. Extingue os furúnculos,
panarícios, erisipelas. Contra a inflamações de qualquer origem, abre-se
a banana (bulbo) da planta e com uma colher raspa-se a goma nela contida
(mucilagem), colocando sobre a pele inflamada ou tumorada, cobrindo-se
com gaze ou pano limpo.
SABUGUEIRO
Ligada ao
Obaluayê, muito usado na medicina caseira para tratamento de cataporas,
sarampo, escarlatina. Usado para
suadouro, do cozimento das folhas é um grande diaforético e debeladora
do sarampo.
SAPÊ OU SAPÉ
Ligada ao Deus
Exu. As raízes são usadas para
banhos de descarrego. após o sacudimento.
Obs.: O banho é do pescoço para baixo.
VASSOURINHA
DE IGREJA
Ligada ao Deus
Exu. Usada para sacudimentos de casas. Juntamente com cipreste e
palha-da-costa, serve para espantar energias de desencarnados e todos os
males são retirados,
URTIGA -
MAMÃO
Ligada ao Deuse Obaluayê. Na medicina caseira, muito
usada para cura de erisipela. Usa-se em chumaço de algodão embebido no
leite da planta. Emprega-se o chá
das folhas para debelar males dos ruins (O banho, forte, afasta
influências energéticas de desencarnados).
Tudo sobre esoterismo
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